quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 | Autor:

Eu gostaria de ler todas as mensagens, mas, por uma questão de espaço, de tempo e também de consideração aos que visitam nosso blog, eu só tenho acesso aos textos que o moderador aceitou.

Gosto muito de críticas, pois foram elas que me permitiram chegar até aqui. No entanto, quem tiver alguma colocação mais cáustica deverá utilizar outro recurso para que suas opiniões cheguem a mim, pois no blog não chegarão, graças à competente filtragem do moderador. Por outro lado, eu preciso dessas opiniões, portanto, não deixe de enviá-las.

Escrevi, certa vez: “Amigo e inimigo são como o yin e o yang. Precisamos dos dois. Uma árvore cresce para baixo e para cima. Para baixo, cria raízes que se desenvolvem nas trevas, mas sem as quais a árvore não teria força nem estrutura para manter-se em pé. Os inimigos são as raízes; e o amigos, os ramos que a fazem florescer.”

Dessa forma, os amigos nos proporcionam a auto-estima tão importante para qualquer ser humano, mas são os opositores que nos cutucam e empurram para a frente. O agressor sente uma satisfação malévola ao alfinetar, porém o que ele não percebe é que a Natureza lhe projetou esse dispositivo para obrigá-lo a ajudar aqueles que ele odeia. Pergunte a um amigo se sua roupa está boa e o amigo dirá que sim. Mas o antagonista, mesmo não sendo consultado, proporcionará uma visão crítica que o amigo deixaria passar. Com isso, o adversário estará auxiliando muito mais o progresso daquele a quem ele preferia prejudicar.

Complementando o post acima, eu gostaria de poder sugerir um meio seguro para que as suas valiosas críticas me chegassem ao conhecimento, a fim de que eu pudesse me aprimorar mais. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), meus colaboradores montaram em torno de mim uma rede de proteção: todas as cartas, e-mails e telefonemas passam antes por outras pessoas. A necessidade disso, realmente, foi o fato de eu estar o tempo todo viajando, dando cursos, escrevendo livros etc. Portanto, em sã consciência, não há tempo hábil para ler todas as cartas e e-mails nem para atender todas as ligações telefônicas que me chegam o dia inteiro de todas as partes do mundo. A partir de um determinado momento, foi mesmo necessário delegar essas funções. Por outro lado, meus colaboradores, por iniciativa própria, passaram a me preservar, filtrando as comunicações de gente desequilibrada ou mal-educada para poupar-me de desgastes desnecessários e para restar mais tempo a fim de atender os que estão identificados com a nossa proposta. A todos, a uns e a outros, meu sincero agradecimento.

Deixe um comentário