domingo, 10 de maio de 2009 | Autor:

Durante quase cinquenta anos, nós nos esforçamos por corrigir falsos estereótipos (para mim, todos os estereótipos são falsos) sobre a nossa filosofia e sobre o nosso trabalho. Fomos bem-sucedidos sob um certo aspecto, pois conseguimos definir muito bem o que não somos. Não somos terapia, não somos seita, não somos ginástica, não somos zen, não somos auto-ajuda, não somos esoterismo…

Mas não conseguimos dizer de maneira resumida, simples e clara o que somos. Talvez com mais cabeças pensantes consigamos uma definição do Método DeRose que seja facilmente compreendido pelo público leigo e possa mobilizar as pessoas certas a visitar uma escola do Método.

Para ajudar você na elaboração da sua sugestão, vou-lhe fornecer alguns dados. Não é para mencioná-los, mas apenas para que você se situe:

1) Método DeRose é constituído por técnicas e conceitos.

2) Nenhum dos dois é moderno. As técnicas e os conceitos são inspirados em um período muito antigo.

3) Sabemos que a meta dessa Cultura é o estado de consciência expandida que nos proporcione o autoconhecimento; sabemos que durante o percurso ocorrem consequências benéficas para o organismo e psiquismo do praticante; sabemos que não trabalhamos com foco nos benefícios. Como explicar isso em uma frase de até dez palavras?

4) Quem está dentro sabe que o mais importante é a coisa em si, Nossa Cultura, nossa belíssima proposta de revolução comportamental que torna as pessoas melhores e mais felizes. Fazemo-lo por que nos dá prazer, não para receber qualquer tipo de benefício. Mas como classificar ou resumir isso aos nossos amigos e familiares?

5) Queremos compartilhar nossa descoberta com os entes queridos, mas não desejamos doutrinar nem convencer ninguém de coisa alguma. Como expor isso em uma pequena definição que seja cativante, mas não queira vender nada?

Pelos itens acima, você percebeu que é muito mais simples agarrar um rótulo que já tenha seus estereótipos, seu fã-clube, como é o caso do Yôga, aceitar oferecer benefícios e não questionar os mitos, as farsas e o mesmismo. No entanto, esse ônus seria muito pesado para a nossa consciência. Teríamos que abrir mão daquilo em que acreditamos e nos prostituir à sociedade de consumo. Queremos prosseguir – e cada vez mais – fazendo um trabalho sério, digno, elegante, ensinando uma filosofia de vida.

Aguardo as suas sugestões de definição daquilo que somos e do que propomos. Mas lembre-se: tem que ser abrangente, clara, simples, curta. E, é claro, que não escorregue no paradigma: não mencione o rótulo que queremos evitar. Lembre-se de que essa frase não é para ser um slogan e sim uma definição curta que tenha o poder de motivar uma pessoa que pertença ao nosso público alvo a se mobilizar, levantar-se e ir até uma escola do Método DeRose para experimentar. Nosso público alvo é aquele que não gosta de “ióga”. Nosso público alvo é adulto-jovem, dinâmico, saudável e descomplicado. Não está doente, não está deprimido, não precisa de terapia, não quer uma seita, não admite doutrinação nem manipulação. E vai adorar o ambiente!

Ao elaborar uma explicação curta, mostre a algumas pessoas que não praticam e pergunte-lhes se essa definição teria o poder de mobilizá-las a sair de casa e procurar uma escola do Método.

Leia também as respostas que dei aos primeiros que enviaram comentários com suas sugestões.

 

 

Veja abaixo a opinião enviada pelo companheiro Juliano Paganini:

 

Juliano Paganini

Mestrão,

Refletindo sobre este tópico, gostaria de compartilhar uma experiência pessoal…

Infelizmente, já conclui que o termo “Yôga” gera uma rotulagem estereotipada quase impossível de ser revertida, e, para o intelecto popular, representa exatamente aquilo que não somos: naturebas, pseudo-hindus, místicos, “espiritualizadíssimos”, etc.

Contudo, acredito que com os termos “SwáSthya”, “DeRose”, e “Uni-Yôga”, ocorre coisa diversa: por conta de sua perpetuação pelas pessoas integrantes desta poderosa egrégora, através de um exemplo cotidiano de virtuosidade, levado a cabo pelos representantes fiéis daquilo que o SwáSthya significa (dinamismo, saúde, alegria sincera, companheirismo, apreço pelo conhecimento, etc.), o público em geral pode construir uma opinião mais fiel a respeito da Nossa Cultura, ainda que dela não participe diretamente. Tanto pode como já o vem fazendo! (Pelo que posso observar…)

Por isso, pessoalmente, sempre faço questão de deixar claro ao público leigo que tudo isso de bom tem nome (Swásthya!), e que aquelas “Pessoas” se unem por um ideal em comum (são alunos do DeRose e dos professores por ele formados, que estudam e trabalham na Universidade de Yôga!).

Grande abraço! Aguardamos sua vinda a Curitiba !

Juliano Paganini
(Aluno do Ricardo Poli)

126 comentários

  1. 1
    Rodrigo Theofilo
    domingo, 10 de maio de 2009 às 16:10
     

    Querido Maestro DeRose

    Es una pregunta que como adolescente a veces se me presenta. Como ocurre en la adolescencia muchos estamos en la búsqueda de un ideal con una identidad y al juntarme con amigos, que presentan diferentes posturas y ideales sobre la vida, me es difícil expresar bien el mío que lo quiero transmitir, basándome en el Método DeRose Swasthya Yôga.
    Bueno seguire buscando a no desesperar jajajjaja
    Saludos Theo

    Rodrigo Theofilo Reply:

    Lo conocí aller en la fiesta de la sede Argentina de Callao va en realidad lo saludo solamenta jaja

  2. 2
    Camacho
    domingo, 10 de maio de 2009 às 19:24
     

    Querido Mestre

    Não tenho resposta para as questões que coloca. Sei que a aposta nas expressões Nossa Cultura, nossa tradição ancestral, nossa escola, nossa filosofia, nossa proposta filosófica e todas as outras, mais de trinta, que o Mestre sugere, nos aproximam mais do que somos, do que a expressão Yôga. Neste momento, no meu site, estamos a usar Nossa Cultura, mas também Our Culture e, na sequência, baptizei o meu espaço cultural e o meu site de That’s Cool Culture. O que permite, até, de acordo com o Inst. Júlio Silva (quem sugeriu tal expressão), o trocadilho, em inglês, That school – aquela escola; a nossa escola.
    Um beijo.

    João Camacho

  3. 3
    felipelengert
    domingo, 10 de maio de 2009 às 21:57
     

    Que dificuldade hein Mestre.. No intuito de colaborar e, a partir de diversas idéias, gerar a melhor definição, exponho abaixo minha sugestão:

    “Método DeRose é uma Cultura naturalista, matriarcal e sensorial, que adota um estilo de vida coerente com estes conceitos.

    Sua principal ferramenta de ação é o SwáSthya Yôga.

    Seu nome é uma referência ao educador DeRose, que propôs esta revolução cultural em meados do século XX.”

    DeRose Reply:

    Um verdadeiro desafio, Felipe. Não sei se uma pessoa saudável, feliz e descomplicada, sairia de sua casa e se dirigiria a uma escola nossa para inscreve-se sob a motivação de “uma cultura naturalista, matriarcal e sensorial…” Além do mais, você escorregou no paradigma e usou o rótulo que queremos evitar. Pronto: a vaca voltou para o brejo. Mas obrigado pela sugestão. Continue carburando. Abraços do DeRose.

  4. 4
    Luciana Dourado
    domingo, 10 de maio de 2009 às 22:06
     

    Arte, cultura, autoconhecimento. Em uma palavra: SwáSthya – o Método DeRose

    Luciana Dourado Reply:

    :) ))

    Beijinhos!!

  5. 5
    gab
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 1:14
     

    Hola Maestro,

    Me imagino que somos muchos los que concordamos con Juliano Paganini.

    Hay palabras que no existen en español y existen en portugués para describir claramente un concepto, en este caso, parece que no existe en ningún idioma con excepción del sánscrito, una palabra para describir lo que somos.

    La mejor opción sería crearla. Un ejemplo:” Los SwáSthas”.

    De repente alguna otra palabra sánscrita que desconozca y que signifique nuestra cultura.

    Un abrazo

    Gab

    DeRose Reply:

    Nada de sánscrito, Gab. Queremos uma definición clara que pueda movilizar una persona joven, sana y feliz a decidir adquirir nuestro Método e incribirse en una escuela. Gracias por sugerir. Abrazote.

  6. 6
    Ju Correa
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 3:01
     

    Só posso falar do que vivenciei, portanto:

    O que é o Método DeRose?

    O Método DeRose salvou a minha vida
    O Método DeRose permitiu-me ser quem eu quero ser
    Ensinou-me ferramentas para que eu pudesse ser quem eu quero ser
    Ensinou-me coragem
    Porque descobri que há milhares de pessoas que pensam como eu
    Que querem as mesmas coisas que eu
    Que acreditam no Amor e na Arte
    E que sabem que Amor e Arte são verbos
    A serem exercitados todos os dias
    Em tudo o que se faz
    Com disciplina e liberdade
    O Método DeRose ensinou-me liberdade
    Que nada mais é do que uma escolha
    Aliás, várias escolhas
    Todas as escolhas
    Que fazemos o tempo todo
    E só é possível escolher de verdade se conhecemos as opções
    O Método DeRose me deu opções
    Eu posso ser quem eu quiser
    Porque eu sei que tenho uma Rede
    Uma Rede de apoio, de segurança
    Que me dá coragem
    Para arriscar
    Me dá liberdade
    Para mudar de ideia
    E mudar o rumo das coisas
    O rumo da minha vida e das pessoas ao meu redor
    O Método DeRose me aproximou de mim mesma
    Aproximou-me da minha família
    Dos amigos de verdade
    Alguns que já tinha
    Outros que descobri aqui dentro
    O Método DeRose me deu opções
    E não sei como agradecer senão fazendo por outros, o que fizeram por mim
    Seguindo na missão de expandir esta Cultura
    A Nossa Cultura
    Para que os que tenham sintonia com nossas ideias e nossos ideais, possam ouvir a Nossa Voz
    E se aproximar
    Para compartilhar do Nosso Amor
    E vivenciar na própria pele, talvez pela primeira vez, a liberdade

    “O Método DeRose é uma cultura que ensina ferramentas para o autoconhecimento e proporciona ao praticante a liberdade: de pensamento, de ação e de escolha.”

    É assim que eu me sinto…

    Obrigada a toda a Família Swásthya!

    Ps: Mestre, adapte à vontade! Ou só leia, até! Talvez tenha sido emocional demais! :) Um beijo enorme, com muito Amor!

    DeRose Reply:

    Não foi emocional demais, Ju. Se eu escrevesse, talvez fosse tão ou mais veemente. Está lindo e bem esclarecedor a uma pessoa que não nos conheça. Refiro-me a todo o seu texto. Quanto à sua sugestão de definição do método, gostei, mas precisamos de uma frase que leve uma pessoa jovem, saudável e feliz a cativar-se com a proposta a ponto de dirigir-se a uma unidade e se inscrever. Está bom, mas o bom é inimigo do ótimo. Beijinhos.

  7. 7
    lara mota pinto
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 7:32
     

    Sem querer ter a ousadia de propôr o que quer que seja, lembro com um sorriso o argumento que o Mestre referiu que os nossos colegas argentinos utilizam quando lhes perguntam porque praticam Swásthya (e isto claro com aquele sotaque delicioso deles…) ES BUENISSIMO!

    Este fim de semana convidando pessoas aleatoriamente no Parque da Cidade, recebi como resposta um:

    “Yôga? Hum, não! Isso é muito lento, eu vou ficar stressado!”

    Quase tive vontade de levar um caderninho e escrever todas as respostas loucas que me foram dadas!

    Beijos enormes com saudades

  8. 8
    Carlos Lora Franco
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 9:05
     

    Olá, Mestre
    Inicialmente gostaria de dizer que, apesar de a leitura do blog ser uma das minhas “sagradas” atividades diárias, infelizmente acabo não postando comentários, na tão comum correria para fazer todas as outras atividades do nosso dia-a-dia em São Paulo. Gostaria, assim, de me desculpar pela escassa participação, mas deixar expresso meu agradecimento e reconhecimento pela importância do blog em nossas vidas.

    Quanto ao tema do post, realmente encontrar uma definição breve da Nossa Cultura para dizer a outras pessoas é um problema com o qual sempre me defrontei. Por incrível que pareça, ainda há pessoas que não sabem o que é SwáSthya ou, embora já tenham ouvido falar no Mestre DeRose, pouco sabem sobre ele.

    Assim, embora seja motivo de orgulho dizer que praticamos (ou vivemos) o Método DeRose ou o SwáSthya Yôga, no fim a pessoa ou continua com cara de interrogação ou, o que é mais comum, já retruca com um daqueles estereótipos tão conhecidos (zen, calminho etc.).
    Por outro lado, no mundo tão “fast” como o de hoje, se você for querer começar explicando o que é o Método em mais de duas frases, o interlocutor já vai perder seu interesse, e achar que você está querendo lhe vender algo.

    As pessoas precisam logo ouvir um rótulo, uma frase curta, que lhe dê alguma idéia do que é que você está falando, e lhe desperte a curiosidade de perguntar sobre isso, aí sim para ouvir com interesse uma explicação um pouco mais completa.

    Assim, uma das idéias que me surgiram, com uma óbvia concessão às circunstâncias informais em que deve ser dita, é responder que o Método DeRose (acho este o melhor termo para definir sua prática porque, para quem não o conhece, não trás nenhuma idéia pré-concebida, e deixa a mente aberta para a frase seguinte) é uma filosofia de vida baseada no Yôga Antigo.

    Antes que pule da cadeira, sei que o SwáSthya é o próprio tronco do Yôga Antigo, Pré-Clássico. Mas ocorre que se colocarmos a definição com o foco no Yôga, naturalmente pululam aquelas idéias distorcidas já citadas.

    A intenção é justamente colocar o foco na expressão “filosofia de vida”, algo que passa a idéia de algo que vai muito além da sala de aula, e que não gera ligação com religião ou misticismo, mas sim com algo quase científico (ou naturalista), como as filosofias tradicionais, mas prático. É uma expressão também que passa a própria idéia de uma Cultura adotada por nós, palavra esta que também não é muito bem compreendida por boa parte da população.

    E a expressão “baseada no Yôga Antigo”, que fica secundária na frase, serve justamente para não negar ou omitir a origem e raízes da Nossa Cultura, bem como para não parecer que se trata de mais uma invencionice dos tempos modernos.

    Me parece que utilizar tal expressão, focada na “filosofia de vida”, desperta uma curiosidade aberta nas pessoas, que farão perguntas sobre o que e como é isso, permitindo então explicações mais detalhadas, com a atenção do interlocutor.

    Sei que está longe de ser uma definição precisa ou completa, mas me parece que poderia ser adequada apenas para o início de uma conversa informal, ou de uma explicação mais aprofundada, mas já com a atenção do interlocutor atraída.

    Seria esse um caminho?

    Um fortíssimo abraço, com muito carinho
    (e desculpe pela prolixidade)

    Carlos Lora Franco

    DeRose Reply:

    Foi linda a sua fundamentação, Carlos, mas eu pulei da cadeira na mesma e quase me esborrachei no chão. É que você foi traído pelo paradigma e usou o rótulo que aprisiona qualquer explanação em um cárcere de estereótipos. “Ah, é ióga! Por que não disse logo? Obrigado, não tenho paciência para fazer ióga. Mas vou mandar a minha mãe lá. Ela é que gosta ‘dessas coisas‘.” Imagine quantas vezes já escutei isto! Continue tentando, Carlos. Um abraço do seu amigo DeRose.

    Carlos Lora Franco Reply:

    Como sempre, Mestre, você tem toda razão.
    Mas e o “filosofia de vida”, poderia ser um começo, ou não?
    É que embora eu ache o termo “cultura” até mais adequado, como disse, me parece que é um tanto abstrato para muitas pessoas, que não o compreenderão direito e terão sua compreensão interrompida nele.

  9. 9
    renatahanna
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 9:26
     

    Gosto do que li no blog de António Mateus: “uma cultura de excelência que promove um indivíduo mais culto, lúcido e interventivo na sociedade e no plano de realização pessoal”.

    =)
    Renata H.

    DeRose Reply:

    Realmente, Renata, é uma definição e tanto. Ela é perfeita para um texto mais elaborado, como um livro. Vou até aceitar a sua sugestão para colocar em alguma das nossas obras. Mas para o objetivo de ser claro a todos os públicos e ter a força de mobilizar uma pessoa “que não precisa” (porque está saudável, adulto jovem e de bem com a vida) a levantar-se da sua cadeira e ir até uma escola do Método DeRose a fim de inscrever-se, não creio que essa frase seja tão mobilizante. No entanto, acho que poderia começar com “uma cultura”. Obrigado pela sugestão e continue pensando a respeito. Conto com a sua proposta. Abração do DeRose.

  10. 10
    Filipa Loureiro
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 9:26
     

    Querido Mestre

    Espero que se encontre bem após tantas viagens…

    Tendo em conta o conceito de pedagogia « conjunto de saberes que buscam ter impacto num processo educativo », penso que poderiamos aplicá-lo ao nosso Método.

    Assim, vou tentar dar uma definição do que poderia ser a nossa Cultura. :-)

    Método De Rose é uma pedagogia fundamentada em técnicas de Yôga Antigo, iniciada à mais de 5.000 anos na índia, destinada a jovens em fase de aprendizado.

    Trata-se de uma pedagogia compativel com quaisquer outras pedagogias académicas, religiosas, etc.

    O seu objectivo é formar (no sentido de educar) indivíduos que livres de paradigmas, cultivam o auto-aperfeiçoamento e que através de um estilo de vida saudável melhor se integram na sociedade e contribuem para uma melhoria (evolução) da mesma.

    Esta definição não é tão curta quanto deveria…mas pode ser que ajude para a definição final!

    Beijinhos grandes. Saudadesssss!!!!

    DeRose Reply:

    Querida Filipa. Está muito longo! E você escorregou no paradigma e cravou uma tabuleta com o rótulo estigmatizante que queremos evitar. Posso até ouvir o interlocutor respondendo: “Ah! É ióga! Por que complicou tanto? Bastava dizer que é ióga e eu teria compreendido mais facilmente. Ióga é muito bom. Minha avó pratica. Ela é zen, assim como você. Quando eu ficar mais velho ou quando eu ficar doente vou praticar também, para ficar calminho.” É, minha querida, pelas frases que todos me enviaram até agora, concluo que eu não consegui me fazer entender. Mas valeu a boa vontade. Gostaria que você lesse as respostas que eu dei aos demais. Obrigado, Filipa, pela colaboração. Continue trabalhando nisso e mande outras ideias. Beijinhos porteños.

    Filipa Loureiro Reply:

    :-)
    Continuemos então…
    Beijinhos muitos!

  11. 11
    Cissa
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 11:03
     

    Mestre, não sei se é o que vc procura, mas podemos dizer que o nosso Método aprimora a conexão mente-corpo .
    Acaba sendo um termo de fácil entendimento : como algo que trabalha o corpo e mente, juntando esses dois elementos e fazendo a conexão com tudo ao nosso redor.
    Não me parece algo espiritualista e nem natureba, no meu ponto de vista .

    DeRose Reply:

    Obrigado, Cissa. A questão é: essa definição seria mobilizante o suficiente para que alguém se levantasse e se dirigisse até uma escola do nosso Método para conhecê-lo de perto? Motivaria um jovem-adulto saudável? Talvez estejamos buscando algo impossível de se definir. Mas é um belo desafio. Acho que vale a pena torrar uns neurônios para buscar a fórmula ideal. Continue pensando sobre e me enviando sua sugestões. Abraço do DeRose.

    Cissa Reply:

    se é pra fazer alguém levantar da cadeira e ir até a escola, tem que ser algo como :
    nosso método é para poucos!
    Pronto, aí todo mundo vai querer. :)

    Cissa Reply:

    Como o método propicia uma mudança completa do praticante, e principalmente os jovens buscam uma vida diferente e melhor, então eu posso dizer que a nossa cultura é de aperfeiçoamento de vida. (ou da mudança de vida).

  12. 12
    Francisco von Hartenthal
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 11:15
     

    Mestre e demais amigos,

    Procurando um termo que possa dar uma ideia do que somos e ser compreendido por quem não tem vivência prática da Nossa Cultura, o único que encontro é o conceito de life coach (também chamado no Brasil pelo híbrido coach de vida).

    Nosso trabalho vai além disso, mas acho que pode ser um ponto de partida. Além do mais, o life coaching é direcionado a um público que tem a ver com o nosso.

    Abraço a todos!

    DeRose Reply:

    Acho que sim, Von Hartenthal, que life coach ou como vimos usando life style coach pode ser usado, mas como parte de uma frase mais explicativa. Meu receio é que dentro de cinco ou dez anos, life style coach pode estar demodé, mas estará perenizado nos nossos livros. Vamos prosseguir dando “tratos à bola”. Beijão.

  13. 13
    Everton
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 11:17
     

    O Método na Rede DeRose tem a vida com mais vida, uma filosofia de vida de energia e poder. Com uma expressão artítisca que acima está a liberdade e na base o saber. Em tudo um conceito esperando por você que aprecia qualidade e honestidade.

    Bom foi uma idéia…

    Abraços do Everton

    DeRose Reply:

    Obrigado, Everton!

    Everton Reply:

    Melhorando….

    Nosso Método na Rede DeRose tem a vida com mais vida, uma filosofia de vida de energia e poder. Com uma expressão artítisca que acima está a liberdade e na base o saber. Em tudo um conceito esperando por você que aprecia qualidade.

    (Não que honestidade não pertença a frase mas que um ponto unico costuma ter mais força)

    Abraços!!!

  14. 14
    Júlio Silva
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 11:48
    adyashtanga.org
     

    Querido Shrí DeRose,

    Esta Nossa Cultura dá muito prazer e está associada com gente e trabalho de sucesso em todas as esferas da vida do ser humano, utilizando para isso a energia que o Yôga proporciona e a nossa educação que é refinada e superior. Por isso atrever-me-ia talvez a sugerir uma frase que juntasse estes 4 conceitos.

    “Uma cultura de sucesso e prazer através de energia e educação.”

    “A success and pleasure oriented Culture, by means of energy and education.”

    SwáSthya!
    Júlio Silva
    Discípulo de João Camacho, Yôgachárya
    http://www.ourculture.org/

    Júlio Silva Reply:

    A frase que apresento é só uma sugestão de utilização dos 4 conceitos que refiro, que terá que ser mais ou menos elaborada, para que não pareça um slogan, mas tb que não fique uma definição demasiado elaborada para o público alvo que ainda não nos conhece.

    SwáSthya!
    Júlio Silva

    Júlio Silva Reply:

    “A success and pleasure oriented Culture supported by energy and education.”

    “A success and pleasure oriented Culture powered by energy and education.”

    Júlio Silva Reply:

    “A pleasure and success oriented Culture powered by energy and education.”

    Júlio Silva Reply:

    “Uma Cultura de prazer e sucesso através de energia e educação.”

    Júlio Silva Reply:

    “Uma Cultura de prazer e sucesso, utilizando energia e educação.”

  15. 15
    neide nunes
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 13:15
     

    Mestre, sempre digo que o SwáSthya me achou pois sempre que ouvia algo sobre yóga imediatamente pensava: Que chatice, aquela coisa parada, cheia de velhinhos… ah não, to fora! Foi preciso minha prima me arrastar para a Runner Leste com o intuito de paquerar uns gatinhos (rs) para conhecer a Nossa Cultura e mesmo assim demorou, pois sempre olhava a planilha de horário das aulas e sempre descartava a tal da yóga e lembro de ainda ter debochado achando que haviam redigido errado pois estava escrito Yôga. Até que um dia fiquei impressionada quando ao passar no corredor observei um trecho de uma aula, estavam nos ásanas. Imediatamente pensei: Que coisa linda, quero fazer isso aí, o que será? Ao verificar o horário no mural não acreditei. Erraram… isso não é yóga, vou esperar a turma sair e perguntar. Para meu espanto e inconformismo, não era yóga e sim Yôga! Fiquei determinada a fazer a próxima aula, confesso que estava ansiosa e desconfiada. E assim foi. Dois dias depois lá estava eu, o instrutor era o Flávio Moreira, coincidência ou não ele ministrou um ashtánga sádhana ortodoxo. Tomei um chacoalho indescritível. (pela minha resistência) rs.

    Enfim, adorei, amei, me apaixonei, não sabia o que era, e também não tinha importância pois a identificação foi imediata. Saí com uma alegria e um sorriso largo que durou dois dias. Só em relembrar essa sensação maravilhosa volta.

    Portanto se não fosse por outros caminhos, um simples flyer, ou outra definição comum não teriam me arrebatado, sinceramente só algo muito impactante. Gostaria de escrever uma página, romântica e cheia de dengos, mas, eu me sentiria atraída pela curiosidade momentânea desta forma:

    Método DeRose, revolucionando o ser humano. Força, beleza e determinação, o complemento que você procura.

    Método DeRose, técnicas ancestrais que vão catapultá-lo para o futuro.

    Método DeRose, uma cultura ancestral de força, beleza e determinação.

    Método DeRose, a grandiosidade de uma filosofia ancestral nos dias de hoje.

    Beijinhos.

    Pensei em algo como (mas não tão longo): O Método DeRose é um conjunto de técnicas e conceitos direcionados a pessoas dinâmicas, com o objetivo de revolucionar o ser humano, desde o organismo até as áreas mais profundas, para expandir seus potenciais. DeRose

    DeRose Reply:

    Que lindo, Neide. Precisava mesmo ser uma praticante antiga, de tantos anos, para dar um depoimento tão impactante e para elaborar sugestões tão boas. Ainda não chegamos lá, mas estamos indo numa boa direção! Beijinhos do seu amigo DeRose.

    Luc Reply:

    Gostei demais do seu depoimento e das suas sugestões. Até agora foi o que mais gostei.
    Achei muito divertida a passagem em que você diz que foi para a Runner “paquerar uns gatinhos”. Um ambiente de paquera me atrairia! rsrsrs
    Algo a se pensar é: será que a pessoa ao entrar na escola encontrará tudo aquilo de cara? O primeiro contato é com uma aula de Pré-Yôga. O iniciante às vezes demora a participar das atividades culturais e vai se inteirar da Nossa Cultura só com o tempo, convivendo, lendo livros e participando de cursos. Em poucas palavras: sendo cativado pela frase, encontrará “de cara” tudo aquilo?
    Eu adoro dança de salão. Fiz quatro anos de dança numa escola que considero a DeRose da dança de salão: é outra coisa! Mas nas primeiras aulas não conseguia vislumbrar todo o prazer que teria mais para frente ao dançar a dois.

    neide nunes Reply:

    Olá Luc, valeu seu comentário, obrigada.
    Quando uma pessoa adentra em qualquer uma de nossas escolas já sabe o que vai encontrar. O ambiente já conta muito da Nossa Cultura, só em colocar o pezinho na recepção o link já se formou, a identificação é imediata… ou não. (rs)
    Mesmo assim temos que aplicar os filtros para que não haja dissabores no futuro, portanto vamos pensar na frase ideal que descreva o nosso Método.
    Bjs.

  16. 16
    lerivan
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 13:24
     

    É um desafio e tanto. Pensando em um leigo que já é feliz, está satisfeito com a vida que tem. É saudável, é dinâmico. Tem uma ótima profissão. Ele só pode querer continuar sentindo uma sensação de que está tudo bem. Isso pra mim é bem-estar. Se ele pudesse fazer algo que fosse manter e aprimorar este estado, com certeza iria levantar e conhecer o nosso trabalho.

    Pensei na seguinte definição:

    Método DeRose é uma cultura com conceitos e técnicas fortes e lindíssimas visando ao bem-estar geral do ser humano. Propõe um estado de autoconhecimento e é destinado a pessoas dinâmicas e saudáveis.

    Luc Reply:

    Muito interessante. De fato é para alguém que não precisa de nada mais, porque sua vida já está boa, ele é bem resolvido.
    Meu primo me escreveu um e-mail muito interessante, o qual reproduzo abaixo:

    “Mudando de assunto, to torcendo pra q seu trabalho de certo por aí.
    Fiquei pensando no que vc me disse como cativar as pessoas. É só vc pensar no que te fez gostar tanto de Yôga. O q te atraiu? Como vc se identificou tanto e prosseguiu?
    Por mais q teoricamente o Yôga seja para pessoas saudáveis penso que na prática não é bem assim.
    Pessoas saudáveis são bem resolvidas, gastam seu tempo namorando, passeando, etc. [negrito nesta frase]
    Agora se você está em busca de auto conhecimento, como vc disse, é pq vc de alguma forma está sofrendo [pelo que li no livro do Mircéa Eliade, parece que as filosofias orientais têm uma razão de ser no sofrimento mesmo, ou melhor, em solucionar o sofrimento provocado por avidya] e procura algo para te fazer sentir melhor.
    Para um pouco e pensa se na época que vc começou vc era saudável, bem resolvido. Alguma coisa te fez procurar “ajuda” e esta lhe fez tão bem q vc a abraçou.
    (…)
    O q quero dizer é q as pessoas precisam conhecer pra gostar. Como nas palavras do treinador Bernardinho “há duas coisas que motivam as pessoas: paixão e necessidade”.
    Essa é minha opinião de leigo. Vc q estudou deve saber avaliar melhor.”

    Eu gostei desse depoimento do meu primo, porque ele mostra a visão de um jovem universitário que não conhece nem nunca praticou nada de Yôga. Extraio as seguintes considerações:
    1) voltar no tempo e lembrar o que nos fez gostar, o que nos atraiu, o que nos fez identificar e prosseguir? 2) “pessoas bem resolvidas gastam seu tempo namorando, passeando etc.” Pq nós, pessoas bem resolvidas, gastamos nosso tempo com Yôga. O que exatamente nos faz continuar? 3) as pessoas precisam conhecer para gostar. Como fazer gostar antes de conhecer? 4) a paixão motiva as pessoas.

  17. 17
    Anahi Flores
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 14:11
    anahiflores.org
     

    Pensando…

  18. 18
    juan celedon
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 14:22
     

    Maestro:

    Que le parece: “conjunto de técnicas muy poderosas que, de manera integral, llevan a las personas a su máximo potencial”

    un abrazo afectuoso

    juan Ignacio
    (alumno de Gab y Vale)

    DeRose Reply:

    Bueno! Estamos nos aproximando!

  19. 19
    juan celedon
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 14:45
     

    despues de publicar la definición que me parecio buena la lei y ¡no me gusto! jaja

    asi que aqui va otra que me parece mas correcta y completa:
    “cultura y filosofía, que con alegria y optimismo, sin la intención de adoctrinar, utiliza técnicas ancestrales y poderosas, mejorando el comportamiento y desarrollando el máximo potencial integral de las personas con el objeto de expandir la conciencia hacia un estado de mayor autoconocimiento y que se realizan por el placer que ellas mismas generan”

    uff, son mas de 10 palabras

    un abrazo

  20. 20
    aurora milanez
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 14:57
     

    Olá Mestre,

    Bom, é só uma primeira idéia que tive depois de ler o post e os textos sugeridos.
    Pensei nos meus amigos e colegas de faculdade, pessoas de bem com a vida, saudáveis, bonitas, inteligentes que estão em busca de algo que, para eles, parece não existir nessa sociedade, que é uma cultura como a nossa. Eles idealizam algo, mas não sabem ainda o que é, nem onde encontrar.

    O Método DeRose é uma cultura de refinamento comportamental para pessoas que aspiram melhorar o mundo, começando por si. Uma metodologia ética, saudável, inteligente e prazerosa.

    Um Beijinho

    DeRose Reply:

    Está lindo, Aurora. Gostei. Agora vou lhe pedir que faça uma pesquisa com seus colegas e consulte-os se eles comprariam isso. Se eles se sentiriam motivados a levantar-se e ir ao lugar que se propõe a ensinar tal cultura. Quanto mais gente consultada, mais confiável será. Aguardo o resultado.
    Que bom que você está participando do blog. Estou muito feliz por isso. Venha sempre falar comigo. Beijos para a mamãe.

  21. 21
    lelia
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 15:00
     

    Querido Mestre:

    a ver como suena este..

    “Descubra su potencial natural y alcance la maxima lucidez fisica y mental con tecnicas integrales que le proporcionaran el balance ideal para que sus emociones encuentren la paz que buscaba.”

    Carinos desde New York,

    Lelia.

    lelia Reply:

    ….

    “Descubra su potencial natural y alcance la maxima lucidez fisica y mental con tecnicas ultra-integrales que le proporcionaran el balance ideal para que sus emociones encuentren el absoluto confort”

    Beijos!

    DeRose Reply:

    Bárbaro, Lelia. Pero palabras como natural, integral, balance y paz son conceptos que debemos evitar por constituir estereotipos. Siga intentando! Besos.

  22. 22
    Ricardo Pereira
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 15:13
     

    Querido Mestre,
    Penso que esta é uma tarefa muito dificil. Contudo, deixo esta sugestão:

    “Método DeRose, cultura ancestral no mundo actual. Sinta o Mundo como seu.”

    Beijos com carinho Mestre.

  23. 23
    Regina Wiese Zarling
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 15:57
     

    É difícil definir em palavras algo tão completo e maravilhoso. De todas as definições a que mais gostei é a do Juan Celedon. Mas acho que podemos encontrar algo que nos defina ainda melhor. Infelizmente até o momento, não consegui pensar em nenhuma frase simples e concisa. Acho importante usarmos a palavra cultura na definição.
    beijos

  24. 24
    Juliano Paganini
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 17:18
     

    Sem embargo às definições acima, acredito ser importante acrescentar-se a idéia do público-alvo.

    Como exemplo…

    “O Método (ou a Cultura) é (… definição…) , integrada principalmente por pessoas jovens, dinâmicas, cultas, esportistas, artistas, escritores, profissionais liberais, médicos, advogados, engenheiros, etc…”

    A identificação com algum destes segmentos pode ser o diferencial para alguém aderir a uma nova cultura, sobretudo se pensarmos que, quanto mais culta a pessoa, mais prevenido e aguçado será o seu filtro de valoração a “novidades”, especialmente “novidades” que representem aperfeiçoamento pessoal.

    Abraços,

    Juliano Paganini.

  25. 25
    Thomaz Fortes
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 17:23
     

    Oi Mestrão!

    Gostaria de lhe agradecer pelos cursos na argentina. Fiz meu primeiro curso para instrutores e foi muito enriquecedor!

    Tive uma idéia que talvez possa contribuir em conjunto com as demais :

    Método DeRose é uma forma milenar de maximizar o bem estar, o livre pensar e a felicidade a fim de conduzir ao autoconhecimento.

    ou

    Método DeRose é uma metodologia milenar que utiliza(ou produz) bem estar e felicidade como plataforma para o autoconhecimento.

    Abração.

    DeRose Reply:

    Gostei, Thomaz. Eu tiraria o milenar. Continue elaborando. Abração do DeRose.

    Thomaz Fortes Reply:

    Oi Mestrão.

    Continuarei elaborando!

    Método DeRose é uma metodologia ancestral que produz profundo bem estar e felicidade a fim de conduzir ao autoconhecimento.

    Método DeRose é uma forma superlativa de maximizar o bem estar, o livre pensar e a felicidade a fim de conduzir ao autoconhecimento.

    ou

    Método DeRose é uma maneira de ser que maximiza de maneira prática a vitalidade, o bem estar e a felicidade com o objetivo final de conduzir ao autoconhecimento

  26. 26
    Karlinha Juliane
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 18:10
     

    Ai que difícil, mas vou dar uma sugestão baseada na sugestão da Aurora:
    Método DeRose é uma cultura de aperfeiçomento humano que engloba técnicas inteligentes, saudáveis e prazerosas.
    Hummmm…continuarei pensando para melhorar!
    Um beijinho com saudades.

    DeRose Reply:

    Continue, Karlinha. Já estamos mais perto. Beijinhos.

  27. 27
    Thi Massi
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 18:19
    metododerosebcn.com
     

    Mestrão agora é minha vez, hehehe. Eu gostei da minha definição, mas acho que ainda posso melhorar-la. Aqui vai…

    O Método DeRose te convida para o resgate de uma cultura antiga, mas de mentalidade jovem, baseada no bem estar, tanto individual, como coletivo, cujo meio para alcançar-los é a simples ampliação da consciência.

    Neste caso o termo “Método DeRose” pode ser substituído pelos termos: Nosso Método ou outro que se encaixe ao sentido da frase, caso buscamos outras variações da mesma frase. E o termo “cultura” pode ser substituído pelos termos: filosofia de vida, prática ou arte. A expressão “te convida” também pode ser trocada por “propõe” ou outro.

    Um grande abraço,

    Thiago : )

    DeRose Reply:

    Obrigado, Thiago. Acho que estamos progredindo. A pergunta sempre é: quem ler essa definição se sentirá mobilizado a ponto de levantar-se e dirigir-se a uma escola para experimentar o Método? Vamos continuar trabalhando para encontrar a frase mais exata possível. Um abraço forte.

  28. 28
    Karlinha Juliane
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 18:35
     

    Ops..aperfeiçoamento!

  29. 29
    marjoriemeyer
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 18:41
     

    Oi, Mestre!

    A minha sugestão é: Método DeRose é uma cultura para se aprender a viver com qualidade consigo mesmo e com todos ao seu redor.

    Um grande beijo!

    Marjorie

    DeRose Reply:

    Gostei. Estamos chegando mais perto, Marjorie. Vamos continuar buscando. Aguardo a próxima sugestão. Bjokas.

  30. 30
    maribeluco
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 19:33
     

    Huuum, tarefa difícil mesmo. Resumir tudo o que Nosso Método proporciona em poucas palavras. Vamos tentar:

    O Método DeRose é a ferramenta técnica e filosófica de expansão dos limites de atuação do homem nos planos físico, mental, emocional, social, intuicional e cultural.

    beijos com saudade!

    DeRose Reply:

    Boa frase! Agora pergunte a alguém que não pratique para saber se ela o mobilizaria a ponto de se levantar e sair de casa para buscar uma escola que ensine esse método. Beijinhos. Também tenho saudade.

  31. 31
    Sensi Quintero
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 19:36
     

    Hola querido De:
    Me gustaron todos los post, realmente inspiradores.
    Sin embargo mi aporte va hacia algo más cortito. También pienso que está incompleto, pero espero sirva de algo:

    “Un dinámico sistema cultural que agrupa técnicas y conceptos inspirados en filosofías muy antiguas de la India y que promueven un desarrollo integral del individuo y por ende de la sociedad”.

    Besos

    DeRose Reply:

    La frase está fuerte, Sensi. Vamos a testearla. Gracias.

  32. 32
    luis roldao
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 19:40
     

    Comecei num slogan e parei aqui:

    A Nossa Cultura na sua forma natural é uma mestria vivenciada. Unir a linha do coração a uma consciência livre é o Método DeRose.

    Abraços

    DeRose Reply:

    OK! Está bonito. Agora, consulte seus amigos para saber se eles se sentiriam mobilizados por essa frase a ponto de se levantar e sair de casa para buscar uma escola que ensine essa Cultura. Obrigado pela colaboração. Vamos em frente.

  33. 33
    gab
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 20:26
     

    Querido Maestro,

    Una nueva definición:

    “Somos una Cultura que en la práctica aumenta el conocimiento disfrutando de cada instante”.

    Um forte abraço

    Gabriel

    DeRose Reply:

    Lindo, Gab. Ahora precisas consultar a sus amigos que no pratican para saber si ellos se sentirian movilizados por esa frase a punto de salir de casa e buscar una escuela que ensine esa Cultura. Sigamos mejorando. Abrazos.

  34. 34
    Zelia Couto e Santos
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 22:23
     

    Método DeRose uma cultura antiga direccionada para o novo Homem do séc. XXI. Ecológica, matriarcal, sensorial e desrepressora que visa o auto-conhecimento e o direito a ser saudável e feliz :)

    Mestre esta é a minha visão do que é o Método DeRose.
    Maha abraço
    Zélia

  35. 35
    Regina Wiese Zarling
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 22:52
     

    Vamos a mais uma sugestão: Método DeRose é uma cultura que conduz ao máximo conhecimento de si mesmo e aperfeiçoamento do ser humano, de maneira prazerosa e natural.

    Continuarei pensando…

    beijos

  36. 36
    Renata Andrade
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 23:41
     

    Ufa…
    Finalmente consegui alguma contribuição, ficou um pouco longo, mas gostei do conceito:

    Método DeRose é uma metodologia prática que através de técnicas dinâmicas e prazerosas transformam o ser humano resultando na expansão de suas potencialidades, maior bem-estar e refinamento comportamental.

    Um beijo grande!

  37. 37
    Francisco Herrera
    segunda-feira, 11 de maio de 2009 às 23:54
     

    Mestre, la vai a minha primeira idéia:

    “Método DeRose, potencialize sua força com prazer.”

    Abração

  38. 38
    Luiz Furtado
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 0:01
    vilamarianayoga.com.br/blog
     

    Lendo os posts dos amigos e dando a minha contribuição.espero que seja de alguma valia.

    Método DeRose: É inspirado em uma das culturas mais antigas, ricas e artísticas já criada pelo homem. Ensina técnicas e conceitos poderosos a fim de promover o desenvolvimento multilateral (físico e sutil) do praticante e conseqüente auto-conhecimento.

    Abraçosss!

    DeRose Reply:

    Boa, Luiz.

  39. 39
    Thiago
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 1:45
     

    Mestre,
    Segue a minha sugestão:

    O Método DeRose é toda uma cultura, uma filosofia de vida estritamente prática que produz um desenvolvimento multilateral do ser humano, aprimorando corpo, mente e emoções.

    Um abração,
    Thiago Ferreira (Unidade Tatuapé).

    DeRose Reply:

    Gostei, Thiago.

  40. 40
    dwayne
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 2:20
     

    Todavía no me convence, pero es parte del brainstorming.

    “A través de técnicas de entrenamiento personal y contextualizado por conceptos de las más antiguas filosofías de la humanidad este método desarrolla una cultura de auto-superacion y mayor conciencia.”

  41. 41
    Juliano Paganini
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 2:27
     

    Sugestão de conceito, aproveitando um pouco o do Thiago (post 39):

    O Método DeRose é uma proposta cultural de aprimoramento físico, mental e comportamental destinada a pessoas jovens, cultas, saudáveis, e dinâmicas.

    Abraços !

    Juliano Paganini

  42. 42
    dwayne
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 2:29
     

    “El Método DeRose desarrolla al máximo las potencialidades de las personas a través de técnicas y conceptos que invitan a un bienestar autosuficiente.”

  43. 43
    dwayne
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 2:30
     

    Que difícil. Voy a seguir en otro momento que este más lúcido y despierto.

  44. 44
    Christian Arslanian
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 3:10
     

    Querido Maestro DeRose:

    Considero todo un desafío la búsqueda de una definición en palabras para “Método DeRose”, sin embargo me aventuro a expresarlo así:

    “El Método DeRose es la propuesta de un sistema vivencial que exalta la capacidad de autopoiesis* del ser humano”

    Autopoiesis: Es un término que fue acuñado por Humberto Maturana y Francisco Varela, etimológicamente significa “creación de si mismo”. Una explicación muy clara se puede extraer del libro “La Trama de la Vida” de Fritjof Capra.

    Un Fuerte Abrazo y Gracias por el curso del Sábado en Buenos Aires, “Karma, Dharma y Egrégora”!!

  45. 45
    Tere
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 6:40
     

    Oi Mestre querido.
    Adoro o nosso slogan e acho que ele já diz muita coisa. Método DeRose é qualidade de vida na prática!
    Essa frase associada a uma imagem linda como a do Fábio ou da Gi quebra qualquer esteriótipo.
    Mas podemos encontrar outra e melhorar sempre.

    beijo no coração

    Luisa Sargento Reply:

    Saudades!!! bjinhos grds

    Luc Reply:

    Esse slogan realmente diz tudo!

  46. 46
    Luisa Sargento
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 9:59
     

    Olá! :) 4ª característica do nosso método: público identificado aquele que chega e logo sente que ali encontrou aquilo que procurava; pessoas que chegam e olham para a nossa proposta, dizendo era isto!!! Concordo com a Tere: o Método DeRose é qualidade de vida na prática! Lembro-me que quando aqui cheguei as palavras: força, energia e poder, constavam de todos os flyers. Por isso, o Método DeRose é uma proposta de qualidade de vida, uma cultura de força, energia, poder e vitalidade. Sinceramente, não gosto muito do conceito lifestyle coach até porque existe uma terapia com o nome life coaching… e nada tem a ver connosco. bjinho

  47. 47
    Everton
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 11:03
     

    Nossa Escola é herdeira de uma tradição muito antiga que através de técnicas capacita o ser humano a chegar no auge da consciência e do auto-conhecimento. Nascida na Índia, hoje na Rede DeRose, uma escola séria em que a qualidade é primazia. Com uma expressão artística lindíssima e um ideal de liberdade e sabedoria, em tudo, um conceito, esperando por você que quer mais da vida.

    (Quanto ao mercado alvo não sei se foi concernente.)

    É complicado isso….

    Everton Reply:

    Faltou as palavras força, poder e energia…

  48. 48
    Juliana Vieira
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 11:52
     

    Bem aí vai uma sugestão, buscando ser sintética:

    O SwáSthya é um conjunto de técnicas do Yôga antigo,
    cujo método abrange toda uma cultura de vida, destinada
    a quem busca autoconhecimento, evolução, integração e
    acima de tudo alegria de viver.

  49. 49
    Ale Filippini
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 13:32
     

    Continuo aqui queimando os neurônios para contribuir … requer tempo, já que é uma questão muito complexa, mas continuo aqui tentando encontrar palavras para descrevar algo, praticamente, indescritível!
    Logo, logo eu volto, Mestre! rs

  50. 50
    Cesar Campello
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 13:43
     

    Método DeRose é a sistematização de uma tradição ancestral cujas técnicas aprimoram o ser humano, despertando todo o seu potencial físico e energético. Em níveis mais profundos, seus conceitos levam a uma reeducação comportamental e a uma nova forma de encarar a vida.

    Reescrevo agora a mesma sistematização mas agora com as palavras principais em destaque:
    MÉTODO DE ROSE é a SISTEMATIZAÇÃO de uma TRADIÇÃO [ou cultura] ancestral cujas TÉCNICAS aprimoram o ser humano, despertando todo o seu potencial físico e energético. Em níveis mais profundos, seus CONCEITOS levam a uma REEDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL e a uma nova forma de encarar a vida.

    Cesar Campello Reply:

    (apertei o botão “enviar” sem querer. Continuando o comentário…)
    Quanto a palavra “nova”, na última oração, pode ser subsituída por “descontraída”, “feliz”, “alegre”, “espontânea”, ou outro adjetivo que nos defina. Já a palavra “vida” pode ser trocada por “mundo”.

    Variações possíveis desta definição (embaralhando e substiuindo as palavras):

    Método DeRose é [consiste na] a[uma] sistematização de uma tradição[cultura] ancestral [antiga/milenar/muito antiga] cujas técnicas [propostas] aprimoram o ser humano [indivíduo], despertando [incrementando/aumentando] todo o seu potencial [potencialidades] físico e energético. Em níveis mais profundos, seus conceitos [propostas] levam [promovem/propõem] a uma reeducação comportamental e a uma nova [outra{s}] forma [mais descontraída/feliz/alegre] de encarar [enxergar] a vida [o mundo/a realidade].

    Pergunto: você queria algo mais sucinto ainda ou desse tamanho está bom?

    Abraços!!!

  51. 51
    Joris Marengo
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 18:08
     

    O Método DeRose consiste na adoção de um estilo de vida de qualidade superlativa.através de um sistema orgânico de reeducação comportamental.

    Regina Wiese Zarling Reply:

    Amei Jojó, simples e bem definida.
    bjs

    Luisa Sargento Reply:

    Estamos à tua espera aqui no Chiado e em Portugal! Bjinhos e até já

  52. 52
    Sol Montenegro
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 22:39
     

    Querido Maestro, en el círculo de lectura estuvimos pensando propuestas que puedan definir nuestra cultura, esta es una:

    El Método DeRose es una propuesta de evolución a través del placer que rescata técnicas y conceptos muy antiguos y que lleva al practicante a desarrollar todas sus potencialidades.

    Otra

    El Método DeRose es una filosofía práctica que genera fuerza, poder y energía.

  53. 53
    Sol Montenegro
    terça-feira, 12 de maio de 2009 às 22:40
     

    Muchos besos y gracias por tu maravillosa visita!!!!!!!

    Te queremos mucho!!!

  54. 54
    Regina Wiese Zarling
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 1:59
     

    Método DeRose é a sistematização de uma cultura comportamental sensorial e filosófica pré-clássica de tendências naturalistas, que através de suas técnicas e modo de vida saudáveis permite ao praticante desenvolver ao máximo suas potencialidades atingindo níveis elevados de auto-conhecimento.

  55. 55
    Cesar Campello
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 2:32
     

    Frase do filósofo Merleau-Ponty para nos inspirar:

    “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.

    Método DeRose é sistematização de uma cultura ancestral cujas técnicas e conceitos sensibilizam pessoas de apurado bom gosto e senso crítico a adotarem um estilo de vida mais saudável, descontraído e de bem com a vida.

  56. 56
    carla mader
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 13:01
     

    Arte, poder, técnica e cultura. Isso é o Método DeRose.

    Nossa, fritei alguns neurônios só de ler as definições acima! Pensei em algo mais condensado, para o leigo mesmo, pois já vi muitas sugestões de “definições para livros” dos meus colegas.

  57. 57
    brunoreis
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 13:21
     

    O Método DeRose é uma nobre e enérgica maneira de viver saudável, baseado em técnicas muito antigas que desenvolvem o bem estar físico, mental e emocional.

    Luisa Sargento Reply:

    Olá! O nosso café está de pé? Espero que esteja sentado e aconchegado lol que já vamos com uma semana e tal de atraso. bjinho grd

  58. 58
    Maestro Edgardo Caramella
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 14:08
    edgardocaramella.com.ar
     

    Dos posibilidades:
    1) – Método DeRose, es la cultura nacida de la síntesis entre técnicas inteligentes de superación personal y conceptos para alcanzar con ética, placer y alegría, la megalucidez.
    2)) – Método DeRose, es el crisol en el cual se amalgamaron técnicas y conceptos, generando una cultura que cultiva la libertad, la alegria, la ética, el placer y la vocación de superarnos en todos los aspectos.
    Abrazos
    Edgardo

  59. 59
    Luc
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 14:44
     

    Eu gosto muito da definição atual do Método. E também do slogan.
    Talvez para o leigo precisemos de algo mais irracional, que o chacoalhe e que desperte uma enorme curiosidade de conferir de perto o que é, sugerindo algo que seja muito divertido ou que dê prazer (descontração, convivência, ampliação do círculo de amizades).
    Pensando…

  60. 60
    willmoritz
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 16:48
    blogtraducto.wordpress.com
     

    Αγαπητέ μάστορας (agapité mástoras),

    J’ai essayé de trouver une définition complète et encourageante au même temps. Peut-être qu’elle est trop longue, mais la voilà:

    “Um método e uma cultura integral de fortalecimento equilibrado da mente, do corpo e das emoções baseado em um sistema objetivo e descontraído que integra prazer, técnica, conhecimento, liberdade, auto-superação, intercâmbio e diversão.”

  61. 61
    fabsmartins
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 17:31
     

    (inspired by Neide first, and then by MANY others….)

    If you are still seeking for your place, your future. The DeRose Method will revolutionise your life.

    The DeRose Method is a profession, a life style, it is a path to self-discovery providing unsurpassable* satisfaction.

    (option 1: unparalleled
    option 2: unrivalled
    option 3: exceptional
    option 4: nonpareil
    option 5: unprecedented
    option 6: providing beyond happiness satisfaction.)

    To discover more about this [link: http://www.uni-yoga.org|here] — well… here where?

    What do i want the person who reads this to do? Search the web? Call? Visit? how can we motivate that?

    _____________

    Desculpem, mas penso bem melhor em inglês. como traduzir isso talvez eu tente….

    Mas o mais importante é perceber o conceito:
    * Há uma grande parcela de potenciais praticantes que estão perdidos, trabalham 20 horas por dia e vão dormir perguntando: o que é que eu estou fazendo, será que a vida é mesmo assim?
    * Há uma grande parcela que sente a pressão de descobrir uma profissão
    * Há outra parcela que é curinga
    * Há ainda mais outros vários e vários tipos….

    Pensem bastante em:
    + dependendo de como eu me posicionar, com quem competirei?
    + se falamos em saúde compito com médicos e academias e fisioterapia??
    + Como traduzir isso para outras línguas mantendo o poder e significado?

    # call to action: o comando no final da mensagem…. traduzindo acima: O que queremos que a pessoa faça quando ler isso? que vá fazer uma busca no Google ou Wikipedia? que ligue? se ligar para quem? aonde? Visite? visite quem?

    Como vamos motivar a pessoa que ler a fazer o que achamos que é a melhor estratégia para nós?

    Sei que fiz mais perguntas do que respostas…. mas com alguma sorte conseguimos focar a mente coletiva :D

    Love all from London or another part of the world….

    Cheers
    Fabs

  62. 62
    Neide
    quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 20:05
     

    Mestre, usei sua inspiração e resumi um pouquinho :)

    “O Método DeRose é um conjunto de conceitos e técnicas dinâmicas que visam revolucionar o ser humano, expandindo seus potenciais em todos os planos.”
    Bjkas.

    PS: Às vezes aparece este cadastro sem foto, vou ver se deleto, acho que em algum momento fiz besteira. rs

  63. 63
    Regina Wiese Zarling
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 1:15
     

    Método DeRose, é inspirado em uma das mais belas culturas pré-clássica (antiga ou milenar) que possui um conjunto de técnicas, um comportamento saudável e um modo de viver elegante que se completam, conduzindo de forma prazerosa ao auto-conhecimento.

  64. 64
    Caica
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 4:23
     

    Maestro, hoy con mi instructora Yael estuvimos charlando acerca de este tema en el círculo de lectura, yo pense que tenía que saber definir esto, luego no tuve tiempo para pensar, pero en el preciso momento que me estaba por dormir se me ocurrió esto:

    “Todo es posible, solo es cuestión de práctica.” (8)
    Método DeRose. (2)

    Creo que en está frase podemos encontrar muchas cosas acerca del Método, creo también que esta frase tiene un atractivo para todos nosotros los adultos jovenes, que nos queremos llevar el mundo por delante.

    Se me ocurren muchas cosas para seguir diciendo, pero mejor espero una respuesta.

    Muchas gracias, Christopher.

    PD: Tengo Frio y sueño!

    DeRose Reply:

    Hola, Christopher. Vamos seguir pensando. Para el frio, el calor de buenas amistades. Para el sueño, el placer de una camita.

  65. 65
    Jonatas De Camargo
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 11:26
     

    Oi Mestre,

    Minha sugestão:

    “O Método DeRose fortalece o corpo, a mente e o coração. Através de técnicas ancestrais revoluciona o seu jeito de viver e encarar o mundo.”

    Abraço,
    Jonatas

  66. 66
    Lerivan Ribeiro
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 12:06
     

    - Método DeRose é o somatório de técnicas e conceitos testados durante 5.000 anos com a intenção de desvendar ao homem sua essência. -

  67. 67
    Caio Melo
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 14:56
     

    Querido Mestre, embora um pouco tarde, envio minha contribuição.

    “O Método DeRose é uma revolução cultural que visa lucidez e autoconhecimento através de uma metodologia prática. Um progresso multilateral que passa por todos os aspectos da vida cotidiana, como comportamento, alimentação, relacionamentos etc., sistematizado para pessoas que vivem bem, mas desejam viver ainda melhor. ”

    Um abraço do seu amigo.

  68. 68
    Franco
    quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 16:45
     

    (…) Leia também as respostas que dei aos primeiros que enviaram comentários com suas sugestões (…)

    Estimado mestre DeRose:

    Con 8 palabras:
    Recursos que propician un ambiente donde perfeccionar aptitudes.

    Con 14 palabras:
    Técnicas y conceptos que propician un ambiente socio-cultural único donde pueda perfeccionar sus aptitudes.

    … ¡swáSthya!

    F.

    P.D: ¡Yo también deseo seguir participando de este ejercicio tan entretenido e instructivo!

    1.Ambiente: (…) 5. Condiciones o circunstancias físicas, humanas, sociales, culturales, etc., que rodean a las personas, animales o cosas (…}.
    http://www.wordreference.com/definicion/ambiente

    Franco Reply:

    único, es un diferencial.

    Franco Reply:

    … Definición con 12 palabras:

    El Método DeRose es 1una cultura que revaloriza 5y perfecciona el potencial interno 10de jovenes 12pro-activos.

    Definición con 20 palabras:

    El Método DeRose es una cultura única, que a través de técnicas y conocimientos ancestrales, revaloriza y perfecciona el potencial interno de jovenes pro-activos.

  69. 69
    Diogo Conte Queiroz
    sexta-feira, 15 de maio de 2009 às 0:38
     

    Boa noite Mestrão, ai vai minha contribuição:

    O MÉTODO DEROSE É UMA BELÍSSIMA E INIGUALÁVEL CULTURA, ONDE O DESAFIO DE VIVER COM LUCIDEZ E QUALIDADE DE VIDA É CULTIVADO EM MEIO A AMIZADES SINCERAS E MUITA ALEGRIA. “

  70. 70
    Francisco Camolesi Ide
    quarta-feira, 3 de junho de 2009 às 18:55
     

    Olá Mestre DeRose
    Interessante sua idéia de deixar todos falarem sobre essa definição.
    Segue a minha:
    “Aprenda a viver a realidade e compartilhá-la com alegria”.

    WR – FCI

  71. 71
    Franco
    quinta-feira, 4 de junho de 2009 às 14:04
     

    Estimado mestre DeRose:

    Aunque se evidencien las diferencias de costumbres entre las regiones, ahora todas cuentan con un denominador común que las identifique. Un método para vivienciar nuestra pluralidad cultural…

    Definición del Método DeRose en 10 palabras:
    Es el estilo práctico y jovial de vivenciar una cultura.

    ¡swáSthya!

    F.

    Franco en Lima Reply:

    Definición del Método DeRose en 13 palabras:
    Es el estilo práctico y jovial de vivenciar una cultura de respeto mutuo.

    F.

    DeRose Reply:

    A questão continua sendo a de sempre: um leigo ao ler esta frase saberia de que estamos falando, o que é que fazemos, levantar-se-ia da sua poltrona, sairia de casa e iria procurar uma escola do Método – apenas com esta definição?

    Franco en Arequipa Reply:

    (corregida)
    … He confirmnado lo importante de tener en la punta de la lengua, una definición clara y corta. No estoy seguro si esta definición sea lo que todos estamos buscando, aunque en mi caso particular, me está ayudando a definir en qué consiste el Método DeRose… ¡Aquí una definición en 7 palabras!:

    ¨Sistematización cultural de bienestar y relacionamiento afectivo.¨

    ¡Seguiré intentando!

    Abrazo…¡SwáSthya!

    F.

    Franco Reply:

    Hola mestre DeRose:

    … Este ejercicio ya está bastante avanzado, aunque lo retomé desde otro ángulo.

    Cuando el entrevistador revisara mi hoja de vida y me preguntara: ¿Qué es el Método DeRose?… Me imaginé respondiendole: (…)Como usted comprende, todos tenemos una filosofía de vida. Encontré un método que me permite integrarla al ámbito laboral, familiar y de relacionamiento afectivo(…) La siguiente pregunta podría ser: ¿Y cómo es tu filosofía de vida?… Existen criterios que nos identifican y por ello existe una convocatoria y no procelitismo. Al definir ¨método¨, es probable que un lego espere una definición como ¨medio¨ y no como ¨fin¨.

    Abrazo.

    F.

  72. 72
    alexmoraess
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 às 23:54
     

    Contribuição póstuma :

    Swásthya Yôga : Excelência em ser humano.

    Abraço verde esmeralda.

    Alex

Deixe seu comentário

» Registrar-se
» Log in



Você deve estar logado para comentar um post.