sábado, 24 de novembro de 2012 | Autor:

Você nunca pensou nisso, não é? Mas 99% da veterinária não visa o bem-estar dos animais. Toda a veterinária bovina, suína, ovina, equina, avícola só tem o objetivo de contemplar as conveniências dos criadores e seus lucros.

E quanto à veterinária de animais de estimação, como cães e gatos?

Também essa especialização privilegia o bem-estar dos donos. Por exemplo, quando recomendam que se lhes dê ração ao invés de comida comum do ser humano. É uma questão de comodidade e economia para os proprietários de pets. Para os animais pode ser extremamente enfadonho comer todos os dias a mesma coisa. E há denúncias de que as rações estão contribuindo para o desenvolvimento de câncer nos animaizinhos, devido à qualidade suspeita da procedência das matérias primas e à utilização abusiva de corantes, aromatizantes e conservantes cancerígenos.

Outra evidência dessa postura é a recomendação de que só se forneça uma refeição por dia e que se retire a comida se o animal não a comer imediatamente. Você já imaginou ser submetido a um regime em que só pudesse comer uma vez por dia? Além do sofrimento da fome, você ficaria ávido e quando tivesse comida à sua frente comeria mais do que o ideal. Por isso, alguns cães morrem por torção do estômago, por encher demais a barriga.

Mais um motivo de dar comida uma só vez ao dia é que quando os cães comem, eles precisam defecar em seguida. Seria desconfortável ao ser humano levar os cães para passear várias vezes por dia, após cada refeição. Então é melhor deixá-los passar fome.

Minha cachorra Jaya fica com a comida à disposição o dia todo. E ainda ganha frutas (no mínimo três maçãs e três bananas) ao longo do dia. Com isso, ela só come o que precisa e pára de ingerir o alimento quando está satisfeita, deixando o restante para mais tarde, pois sabe que vai estar ali sempre que ela quiser. Ah! E não custa informar: ela é vegetariana. É uma cadela de grande porte muito saudável, ágil, inteligente, astuta, carinhosa e extremamente forte. Come frutas, legumes, hortaliças, queijos, iogurtes e ração vegetariana. Se essa ração não for muito melhor do que a carnívora, pelo menos ela a ingere em menor proporção.

E o que dizer daqueles cães que comem e não podem defecar porque só vão passear à hora que seus humanos decidirem? Já imaginou você precisando ir ao banheiro o dia todo e não podendo porque seria humilhado com uma bronca feia e talvez até fosse punido fisicamente por ter se aliviado? Pois essa tortura é imposta aos cães com a maior naturalidade.

A solução que adotei foi destinar um pequeno espaço revestido com jornais, dentro de casa, a fim de servir como banheiro para a Jaya. É um pouco trabalhoso estar recolhendo os dejetos e desinfetando o local o tempo todo. Mas o conforto dela vale o investimento.

Em tempo: nosso veterinário é um querido e faz um trabalho realmente amoroso com a Jaya. Se quiser, posso indicá-lo.

________________________________________

Onde encontrar rações vegetarianas:

Nem todas as rações são veganas, mas todas são vegetarianas.

Rações Fri-Ribe
http://www.fri-ribe.com.br
Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil. Recomendada para alimentação diária de cães adultos de todas as raças e portes.

Fridog
http://www.racao.vegetariana.pop.com.br
Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil.

Benevo
http://www.efeitoverde.com ou em http://www.centrovegetariano.org/loja
Ração vegana para cães e gatos, sem OGM, nem corantes ou conservantes sintéticos.

Yarrah
http://www.yarrah.com
Informações e vendas Porto: 916225263, 933300879; Lisboa: 214852573, 937850434
Uma gama completa de alimentos biológicos para cães e gatos, com algumas rações, biscoitos e snacks 100% vegetarianos para cães.

Petemotions
http://www.petemotions.com
Techni-Cal Vegetarian – Ração vegetariana para cães à venda online. Entregas dentro de Portugal continental.

Vegetarian Society do Reino Unido
http://www.vegansociety.com
Possibilidade de encomendar pela Internet, principalmente suplementos vegecat.

Veggie Pets
http://www.veggiepets.com/acatalog/vegetarian_cat_food.html
Loja online com rações vegetarianas e veganas para cães e gatos, de várias marcas disponíveis no mercado.

Amí
http://ami.aminews.net
Produtos alimentares totalmente vegetarianos para cães e gatos. Sem corantes, nem conservantes nem produtos transgénicos.

Referências:
http://www.vegetarianismo.com.br/animais.html
http://www.vegepets.info

  1. Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Semana do Rato

  2. Autor: gi.veterinaria

    Olá, meu nome é Gisele e sou veterinária. Me desculpe o que vou dizer, mas para mim a Medicina Veterinária foi criada para cuidar dos animais, por isso mesmo tratamos de patologias que eles têm para seu bem, não só de zoonoses. Pode ser que existam sim veterinários (principalmente os dedicados aos grandes animais e animais de fazenda) que trabalham na área de criação de animais para o consumo humanos e etc, mas não devemos generalizá-los. Cada um escolhe sua área e nem por isso temos que concordar, mas não devemos esquecer dos veterinários que fazem tudo para o bem de todos os animais.
    Por exemplo, o uso da ração não é recomendado pela praticidade do ser humano, claro que não!!!!! Aliás, seria muito mais barato e fácil dar restos de nossa comida. Recomendamos ração justamente por ser nutricionalmente equilibrada para cada espécie e raça, para que não falte componentes esseciais, falta de nutrientes e vitaminas que pode culminar em várias doenças. E recomendar que ofereça ração 1 vez só ao dia é um absurdo!!! Isso não existe, tanto que nas embalagens de ração determina-se oferecer a quantidade exata em gramas de ração por peso dividida em duas ou três vezes ao dia. Há animais que NÃO PODEM ter a ração à disposição todo o tempo, pois a obesidade É UMA DOENÇA GRAVE, que mata!!!!! Nós estudamos a vida inteira pelo bem-estar animal, nunca faríamos nada para o seu mal, se fizéssemos teríamos escolhido outra profissão. Quem não tem o dom de ser veterinário, não consegue ser, pois isso taaaaantas pessoas desistem. Vivo para e com os animais, para que todos tenham saúde e tenham suas dores aliviadas.
    Gisele Passos
    (gipassos.vet@gmail.com)

    DeRose |

    Obrigado, Gisele, por ser como você é e por pensar dessa forma. É raro encontrarmos um bom [completar aqui com o nome de qualquer profissão, de médico ou arquiteto a eletricista ou instrutor de Yôga]. Por isso, quando encontramos um profissional consciencioso queremos indicá-lo aos nossos amigos. Assim, peço que – se você assim o desejar – divulgue a cidade em que trabalha e um meio de comunicação para que nossos cães e gatos possam contar com mãos responsáveis para cuidar deles.

  3. Autor: Jhu

    Oi Mestre, gostaria que me indicasse seu veterinário, ou melhor, veterinário da Jaya : ). Tenho um filhote de Yorkshire e muitas dúvidas quanto a alimentação, nãosei, por exemplo se posso dar a ração vegetariana para o filhote uma vez que na embalagem esta escrito que é para cães adultos.
    Obrigada

    bjos

    Juliana

    DeRose |

    Nosso vetereinário é o Rafa e está na Irlanda. Mas ele acompanhou a Jaya desde pequena. Ela sempre comeu ração vegetariana, complementada por queijo branco desnatado, iogurte, maçãs, bananas, mangas etc. Quando bem pequena, a ração era amolecida com água morna. Depois não foi mais necessário. Leite foi desaconselhado por ele, mas queijo e iogurte, tudo bem.

    Depois que ela ficou adulta, comecei a dar também a nossa comida em partes iguais com a ração, às vezes misturada, às vezes em momentos diferentes.

    Sempre desconfio de todas as rações, pois há uma denúncia de que as rações estão dando câncer. Espero que a vegetariana não tenha esse inconveniente. Mas, por via das dúvidas, procuro dar em menor proporção. Já o veterinário, ele confia na ração e recomenda que seja pelo menos 70% da dieta.

    Beijos.

  4. Autor: glaucia lupatelli

    Oi,
    Adorei o Texto! é bem isso mesmo!as pessoas querem adaptar os bichinhos à sua rotina louca de vida..aqui em casa tb fiz isso..deixei na lavanderia um espaço com jornais e o Tony – meu golden de tres meses – é super educado kkk faz tudo direitinho lá..e trocar os jornais não é nada perto do conforto e bem estar dele..ainda estou dando ração normal – uso a da Royal canin para golden retriver..pelo menos me disseram que é super premiun e uma das melhores..mas penso em mudar para alguma vegetariana..ele tb come frutas..ama maçã, melão, mamão, pera rs..adora roer uma cenoura..ainda não dei yogurte nem queijo..preciso ver o quanto posso dar..como seria o ideal pra ele..se alguém puder me dar alguma dica..agradeço muito..abraço meu e mail é glaucia.jo@hotmail.com

    DeRose |

    A única ração vegetariana de verdade fabricada no Brasil até a presente data é a Fri-Dog. Não tenho o endereço de cabeça mas ele está publicado no meu livro “Meu nome é Jaya – Sou uma weimaraner vegetariana” e também no “Anjos Peludos” . É high premium.

    Você pode dar legumes cozidos, hortaliças sem tempero (misturadas com outras coisas apetitosas) e frutas doces à vontade. Queijos brancos light, yogurte sem açúcar e ovos cozidos, moderadamente. Eu nunca dei queijos todos os dias e só dei ovos cozidos de vez em quando.

    Se você der comida várias vezes por dia, o cão não fica ansioso e come só o necessário. Se isso não ocorrer, vá observando o peso dele. Se engordar, reduza a quantidade.

    Se engordar, ele pode desenvolver uma série de doenças, entre elas diabetes e displasia.

    Relembro que não sou veterinário, portanto, tudo o que eu digo são opiniões leigas de quem tem cão e procura se informar.

    Abração.

  5. Email do Dr Carlos Augusto Marins:

    Gostaria de ofertar a um grande amigo, adepto e praticante de yôga, a medalaha ÔM cunhada por vocês.
    Estou no Rio de Janeiro. Como é possível adquirir uma?
    Desde já, obrigado. Fico no aguardo da resposta

    Dr Carlos Augusto Marins
    Cirurgia Geral / Oncológica
    Coordenador Cir. Digestiva HFSE

    Enviado via iPhone

    DeRose |

    Estimado Amigo Dr. Carlos Augusto Marins.

    Qualquer das nossas escolas do Rio de Janeiro em princípio devem ter a medalha com o ÔM. Os telefones são: Leblon, 2259-8243; Copacabana, 2255-4243.

    Se não conseguir no Rio, pode solicitar para São Paulo, (11) 3081-9821.

    Caso não consiga, por favor volte a entrar em contato que irei pessoalmente procurar um lugar que tenha.

    Se eu demorar a responder seus e-mails, é porque eu propriamente não uso esse meio de comunicação devido à imensa quantidade de correspondência que chega por e-mail, mas tenho uma pessoa que o administra para mim.

    De qualquer forma, estou ao seu inteiro dispor.

    Um forte abraço do DeRose.

  6. Autor: Lidia

    Bom dia Mestre
    Me tornei vegetariana há 1 ano e tenho uma shih tzu de 4 meses. Ela veio com 2 meses comendo ração normal mas decidi trocar para a fridog vegetariana há cerca de uma semana. O problema é que não consigo encontrar um veterinário que abrace a causa vegetariana e me oriente ja que a ração é para adultos e ela ainda é filhote. Também não posso usar sua técnica de complementar a ração com diversos alimentos pois é uma raça pequena, ela esta com 2,7kg, e não posso exagerar na quantidade de alimento. Queria muito conversar com um veterinario que pudesse me orientar sobre a necessidade de suplementação, nem que fosse via e-mail.
    Tomara que este post me ajude a encontrar um profissional sensato que não se limite a me dizer para deixar de complicar as coisas e usar uma das ótimas rações super premium de carne para filhotes que estão disponíveis no mercado.
    Conto com a colaboração da egregora para conseguir uma orientação e manter minha filhota vegetariana sem medo de prejudicar seu desenvolvimento.
    Abraços!
    Lidia.

    DeRose |

    Eu sempre usei a ração de adulto para a minha filhota desde os 45 dias. apenas, dosei em quantidades menores e, como era muito pequena, eu colocava água quente para amolecer os grão da ração. Quanto à complementação com a nossa comida e um pouco de queijo branco light, frutas etc., basta colocar pouquinho de cada coisa. Vou ver se encontro o telefone do nosso veterinário e te passo. Beijos.

    DeRose |

    Aí vai o telefone do nosso Veterinário: Dr. Rafael Ricardi, (11) 981468750. Seria simpático não fazer consulta por telefone e sim marcar uma consulta. Caso você não seja de São Paulo, venha passear aqui, ou pergunte se ele indica algum colega na sua cidade.

    Boa sorte com a filhota.

Deixe uma resposta

Equipe de Desenvolvimento:

Daniel Cambría   |   Coordenação Geral http://www.facebook.com/danielcambria

Tiago Pimentel   |   Layout & Identidade Visual https://www.facebook.com/tiagopimentel http://www.flickr.com/designinabox

Alex William   |   Programação Visual (Front End) http://www.facebook.com/alex.brasileiro http://www.artinblog.com

Douglas Gonzalez   |   Programação Back End http://www.facebook.com/douglas.s.gonzalez

Visite o Office em facebook.com/officemetododerose